INDICA AO SENHOR PREFEITO, A NECESSIDADE DE IIMPLANTAR O PROGRAMA DE TABAGISMO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICIPIO, POXORÉU – ESTADO DE MATO GROSSO.
Diante dos preceitos regimentais e com anuência do Soberano Plenário, requeiro a Mesa Diretora desta Augusta Casa de Leis, que encaminhe expediente indicatório ao Executivo Municipal, com cópia a Secretaria Municipal de Saúde, mostrando-lhe a necessidade acima mencionada.
Senhor Prefeito Municipal,
Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras,
O Programa de Tabagismo, também conhecido como PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO, é uma iniciativa do Ministério de Saúde, coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, que visa reduzir o número de fumantes, a morbimortalidade associada ao fumo e promover ambientes livres da fumaça do tabaco.
O programa oferece tratamento gratuito e integral através do SUS, com acompanhamento médico, medicamentos (como adesivos, pastilhas, gomas de marcas, além de ações educativas e campanhas de conscientização.
Além do cigarro comum, os cigarros eletrônicos, mais comumente usados pelos jovens, também são um problema. Com cheiros, gostos e cores diferentes e mais atrativos, os chamados vapes têm sido uma fonte de preocupação entre os profissionais de saúde, pois atingem de forma mais rápida as vias respiratórias e pulmão.
Dentre os fatores de risco de câncer até hoje conhecidos, o tabagismo tem merecido uma abordagem diferenciada por se tratar também de uma doença. Uma doença gerada por uma dependência, a dependência de nicotina.
Diante do exposto, solicitamos o acolhimento desta Indicação pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Poxoréu – MT, confiantes no compromisso da gestão em ampliar as políticas públicas voltadas à saúde preventiva.
Sala das Sessões do Plenário “Tarquínio Soares Silva”, aos vinte e nove dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e cinco.
Ver. Cátia Lina Souza Lino
Partido PSD