Vereadores participam da primeira colheita de arroz dos índios

Publicado em  26 de abril de 2021

Os vereadores Zenilda Corredora – PSC, Flávio da Auto Escola – PODEMOS e Sônia Borges – MDB, juntamente com o prefeito Nelson Paim e vice Prefeito Luciano Sol participaram de evento da primeira colheita de arroz realizada na comunidade indígena Xavantes.

A comunidade indígena Xavante do Sangradouro, que abrange os municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, deu início à colheita do arroz plantado no final do ano passado, através do projeto Independência Indígena, em parceria com o Governo de Mato Grosso.

O pontapé foi dado nesta sexta-feira (23.04), em ato simbólico que contou com a presença de diversas autoridades políticas e de 57 caciques das aldeias que serão beneficiadas com a ação.

Além do Governo, o Independência Indígena também tem como parceiros o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Neste primeiro momento, a produção será voltada à subsistência da comunidade, mas a expectativa é de que em breve o plantio seja comercializado, garantindo autonomia financeira ao povo Xavante, que é considerado o mais carente do Estado.

“É importante essa ação nas comunidades indígenas para que os índios de forma ordenada possam também ter outras formas de subsistência” – pontuou a vereadora Zenilda Corredora.