SUGESTIONA AO PODER EXECUTIVO, A NECESSIDADE DE REALIZAR UM ESTUDO PARA A CRIAÇÃO DE UM MUSEU HISTÓRICO NO MUNICIPIO DE POXORÉU – MT.
Diante dos preceitos regimentais e com anuência do Soberano Plenário, requeiro a Mesa Diretora desta Augusta Casa de Leis, que encaminhe expediente indicatório ao Executivo Municipal, mostrando-lhe a necessidade acima mencionada.
Senhor Prefeito,
Senhores Vereadores, Senhoras Vereadoras,
A presente indicação tem como intuito desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade, dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.
A criação de um museu em nosso município, irá retratar e preservar os objetos históricos e artísticos, documentos e a história de Poxoréu, compondo assim um acervo cultural significativo para a população, resguardando desta forma a história e a cultura existente neste, e proporcionando às novas gerações os testemunhos materiais da vida dos povos antecessores.
Para a população idosa, seria importante relembrar com saudade e satisfação de fatos e passagens que marcaram a evolução de nossa cidade. E para os jovens, um acervo de pesquisa, valorizando e conhecendo o passado, suas histórias e seus costumes.
Ressalto ainda que, a criação de um museu está embasada no artigo 23 da Constituição Federal. A normativa diz que “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger os documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos”.
Por esta razão, solicito apoio a esta Casa de Leis, pois assim estaremos fazendo nosso papel de porta-voz da população Poxorense, e desta já, requeiro o acatamento desta indicação pelo senhor Prefeito.
Sala das Sessões do Plenário “Tarquínio Soares Silva”, aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro de 2025.Vereador Antônio Carlos Ramos Neto
Partido Liberal